terça-feira, 31 de agosto de 2010

Conversa com Celso Nunes

Fui informada que no dia 26 de agosto, na sala V da Escola de Teatro, haveria uma conversa com o, já consagrado, diretor teatral Celso Nunes.
Confesso que até este dia não sabia nada a respeito dele. A não ser que tinha trabalhado algumas vezes com Fernanda Montenegro. Tá que o foco da conversa seria sua experiência com Grotowski, mas ainda assim a informação que tinha sobre ele contou bastante na hora de me fazer sair de casa, depois de uma tarde cansativa de trabalho.Mas preciso assumir: Que conversa fantástica!
Ele começou contando como foi sua experiência para montar um de seus trabalhos baseados no trabalho de Grotowski: O albergue. Uma espécie de espetáculo depoimento, baseado na realidade que os atores viviam nos albergues e as condições de trabalho que tinham.
Contou que precisariam de no minimo 12 horas de trabalho por dia, por pelo menos um ano, para que alcançassem algo parecido com o trabalho proposto por Grotowski. Tempo que eles não tinham.Então ele resolveu trabalhar com o que os atores já tinham, e deu alguns desafios para que eles "vencessem".
Um que chamou minha atenção foi o caso da mulher que tinha medo de passar por uma praça à noite, pois só tinham prostitutas e ela tinha medo de ser presa como uma delas. Resultado: ela teve que se passar por uma prostituta. Chegou a conversar com os "clientes", negociava, ouvia suas propostas e por aí vai! No fim das contas conseguiu dados preciosos.
Depois contou sua experiência diante do excêntrico Grotowski. Falou sobre as qualidades que ele achava indispensáveis ao ator que gostaria de seguir por esse caminho, como sensibilidade, inquietação diante do mundo e espiritualidade.
Foi uma conversa muito tranquila, engraçada e animadora. Mas dentre as frases que disse,uma ainda reverbera em minha cabeça:
"Ela era extremamente frágil, e por isso, uma grande criadora"

Nenhum comentário: