sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Personagem antigo


Fazendo uma das tradicionais faxinas de fim de ano, achei um monólogo que fiz uma vez, em um exercicio de uma das oficinas de teatro que fazia!
O exercicio consistia em criar uma cena a partir de uma frase que cada grupo recebeu.A frase do meu grupo está grifada no texto. Porém no dia da apresentação todo o meu grupo faltou e tive que criar uma cena na hora.Ficou bemm dramático, mas o resultado final ficou legal.

1º Ato (olhando para a lápide, com um ar transtornado, angustiado, de quem a muito tempo eestá querendo falar algo que está te incomodando) "Você nem imagina quanta coragem precisei juntar para vir aqui agora. Oh! Como sinto sua falta! (Certo ar de urgência) Preciso te confessar uma coisa, eu não fui fiel, desde que partiu, deitei-me com muitos homens e mulheres tentando achar em seus corpos o que encontrei no seu...Mas falhei, confesso que falhei, somente quando nossos corpos se uniam é que eu me sentia completa, como se não tivesse mais nada no mundo além de nós duas, além daquele momento. (desesperada) Que culpa tenho eu? Que culpa teve nosso amor? Se o canalha com quem você decidiu se casar não aceitou perder seu amor pra mim? (Ironia)Idiota(Risos)!Nem ao menos desconfia que nunca teve seu amor...lembra-se daquela vez que passamos uma semana juntas na ilha? E seu marido acreditando naquela desculpa de que foi um reencontro da turma da Faculdade(risos), foi tão maravilhoso, lembra-se? (Mudança repentina para desespero e indignação)Aliás.Até hoje não sei por que você se casou com ele...se você me amava, e sabia que eu te amava também. Por que não ficamos juntas?Por que?Por que somos mulheres? Por que segundo sua mãe essa não é a vontade de Deus?(já aos gritos)Deus...?Cadê Deus? Que Deus é esse que deixa um homem levar minha vida assim? Sim...porque quando aquele homem tirou sua vida, levou a minha junto...(certo ar de cansada) eu não existo mais, isso aqui é apenas uma carcaça, (aos gritos novamente) se Deus existe porque me deixa sofrer assim? Será que o fato de ser lésbica, me tira o direito a proteção divina?(se quebra a quarta parede do teatro...e com um ar de medo e surpresa continua o texto se referindo a platéia) Quem são vocês? Por que estão me olhando assim?(Aos gritos) Saiam demônios!Eu sei que vocês são espiritos....Vamos, saiam!(engatinhando se dirige até a lápide...e dessa vez totalmente insana) Por que esses espíritos aparecem sempre pra mim? Eu não sou louca, sou apenas uma mulher apaixonada, uma mulher ferida, que tem apenas um motivo pra se manter viva...Desejo de vingança! (Ar de devoção e fervor) Eu te prometo...prometo aqui diante de sua lápide que eu vou vingar sua morte...só vou descansar quando vê o sangue daquele ordinário, que dizia te amar, em minhas mãos...Mas deve ser uma morte lenta, ele tem que sofrer, assim como eu tô sofrendo...(um ar de cansaço e um olhar sem foco) depois...Depois deixo meu corpo e vou me unir a você...Afinal eu não existo mais, eu não chamo de vida, sou apenas um zumbi, minha alma vai está sempre com você...Eu amo você(Deita-se na lápide e congela a cena) - Luzes se apagam.

2 comentários:

Lú Rocha disse...

Realmente eu tenho como dizer que a cena esteve muito boa! Rsrsr...aliás, só puder perceber que vc tinha algo de trágico em você a partir daquele dia.

Lais Machado disse...

huahuahauhauhha
vlw Lú...tudo por causa desse meu jeito palhaço de ser!!