domingo, 31 de janeiro de 2010

Não quero que seja uma atriz global...



No ano de 2008, tive a honra de ser aluna de Sinval. O lendário professor de sociologia do CEFET. E dei sorte porque no ano seguinte ele saiu, então se eu tivesse sociologia em 2009 e não em 2008 não teria sido aluna dele.
Ele está hoje no Rio de Janeiro, por conta do seu doutorado, e veio me parabenizar pela aprovação no vestibular. Sinceramente me emocionei com suas palavras então resolvi postar aqui! Obrigada mais uma vez Sinval.



"Não quero que seja uma atriz global, quero que faça um teatro que fala da vida das pessoas simples, daqueles milhares de homens e mulheres que são vítimas de um mundo onde as coisas viram humanas e os homens viram coisas, quero, por fim, que reconstrua a possibilidade de fazer arte não como mercadoria, mas como a possibilidade de libertar os homens desse vazio cínico e frio que é viver em um mundo governado pelo capital, portanto, arte como possibilidade de nos tornarmos inteiramente humanos.
Fiquei muito feliz por sua aprovação, mas não era por isso que quero te parabenizar. O mais belo disso é você ter tido a coragem de fazer algo que amo, algo que enche tua alma e teu espírito. Sabe Laís, essa sociedade nos diz todos os dias que felicidade é ter coisas, eu posso de dizer que um mundo que liberte os homens, felicidade será estudar, pescar, fazer poesia, música e arte. Essa sua coragem de ousar, de sair daquilo que é tido como normal, como certo, é que me deixa orgulhoso de ter sido seu professor. Fazer arte em uma sociedade onde as relações humanas são mediadas por coisas, como, por exemplo, o dinheiro, não é uma tarefa simples, mas é uma tarefa capaz de ser realizada só pelos grandes seres humanos, você é um desses. Poxa, te desejo muitas felicidades."

3 comentários:

Unknown disse...

Filha tambem achei lindo .........e tambem o carinho dele por vc.
É muito bom tudo isso pra vc ver e sentir como vc é querida e amada por MUITAS pessoas.
Te amo filha

Jéssica Barbosa disse...

Rapaz, Sinval is the man ;D
MTO LINDO isso! Meus olhos encheram de lágrima velho! Siga bem esse pedido dele viu Lalai?

caique disse...

Sinval fez um texto incrivel de verdade. Seria legal se agente tivesse a real capacidade de por em pratica esse lance da felicidade aí.
Nao chorei nao mas foi emocionante