quarta-feira, 6 de outubro de 2010

CENSO 2010 - Enquanto estamos à sós


Manhã de sábado. O sol não estava tão forte, embora já fosse quase 11 da manhã, e resolvi encarar a ladeira, que mais parecia uma montanha, de tão íngreme, e tentar realizar a minha cota de entrevistas do dia. Cheguei na casa indicada no meu computador de mão e através do portão podia ver uma senhora, que já deveria ter uns setenta e poucos anos, em pé olhando através de sua janela para o quintal de sua casa. Procurei uma campanhia e depois de não achar comecei a bater palmas. Depois de algum tempo ela notou minha presença, e eu calmamente me apresentei.
EU
(Aos gritos)
Oi. Eu trabalho para o IBGE.A senhora pode responder ao CENSO agora?!

Ao vê-la sorri, fiquei tranquila, afinal de contas tinha garantido um questionário nesse dia (e no começo da pesquisa isso sempre empolga). Esperei ela vir abrir, mas ela continuava parada, apenas sorrindo.

EU
(Meio sem graça)
Senhora?! A senhora pode responder ao CENSO agora?

SENHORA
(Ainda sorrindo)
Hã?!

EU
CENSO senhora? IBGE? A senhora pode me atender agora?

SENHORA
(Já sem sorri)
Hã?!

EU
( Já impaciente
CENSO!! IBGE!!

SENHORA
Hã?!

Contendo toda minha impaciencia, conforme fui treinada, fiz um gesto para que ela se aproximasse do portão, e ela assim o fez.

EU
(Agora aliviada por poder falar baixo)
Senhora, pode responder ao CENSO agora?

SENHORA
(bastante incisiva)
Olha minha filha, volte outro dia. É que agora eu estou muito ocupada.

EU
(Tentando ser convicente)
Mas senhora, nós não deveremos gastar mais do que 5 minutos. É super tranquilo.

SENHORA
Olha minha filha, eu estou cozinhando agora, não posso te atender.

EU
Mas se a senhora precisar parar no meio da entrevista eu posso esperar sem problemas.

SENHORA
(bastante incisiva novamente)
Nããão, minha filha. Eu sou muito responsável.

Quando achei, enfim, que a batalha estava perdida e que eu teria que realmente voltar outro dia, uma mulher aparece na janela no andar de cima.

MULHER
É recenseadora, é?!

EU
(quase que em tom de urgência) 
Sim

MULHER
Espera que eu já vou descer.

A senhora deixou que a mulher, que apareceu, abrisse o portão pra mim, e parece não ter notado o que a mulher me disse
MULHER
( Sussurrando)
Ela não é muito certa não. Na ausência do meu irmão, que é marido dela, eu respondo pela casa.

EU
Certo.

Depois das apresentações, sentei me confortavelmente na varanda e comecei a entrevista. Para completar a minha saga, esta casa foi escolhida para responder ao questionário mais completo, com aproximadamente 80 questões. A Mulher até que respondia rápido, se comparada a outras figuras que encontrei pelo caminho, e a Senhora, que não podia me atender por estar ocupada, supervisionou a entrevista toda, em pé ao meu lado. Quando chegamos nas perguntas referentes ao trabalho e escolaridade a Mulher teve que entrar, ligar para o irmão para obter as informações necessárias. Fiquei a sós com a Senhora.

SENHORA
(suspirando)
Ah! Como eu sinto falta do meu trabalho.

EU
Imagino!

SENHORA
Eu trabalhava na MESBLA. Conhece?!

EU 
MESBLA?

SENHORA
É...não é do seu tempo.Era uma loja que vendia de tudo. E eu tinha cargo de chefia lá. Quando eu chegava só via as pessoas correndo: " 'É'vem dona Senhora".

EU
(risos)

SENHORA
É..eu era muito rígida.

A Mulher voltou e continuamos nossa entrevista. Até que por algum motivo, que não me recordo ,a Mulher teve que entrar um pouco, e fiquei novamente sozinha com a senhora.

SENHORA
(suspirando)
Ah! Como eu sinto falta do meu trabalho.

EU
Imagino!

SENHORA
Eu trabalhava na MESBLA. Conhece?!

EU 
MESBLA?

SENHORA
É...não é do seu tempo.Era uma loja que vendia de tudo. E eu tinha cargo de chefia lá. Quando eu chegava só via as pessoas correndo: " 'É'vem dona Senhora".

EU
(riso amarelo)

SENHORA
É..eu era muito rígida.

Depois de um silêncio constrangedor, a Mulher voltou e finalizamos a entrevista.Chegou então a hora de fazer a entrevista da casa da Mulher, e ela achou melhor  fazermos isso na casa dela, no andar de cima.

MULHER
Espera um pouquinho que eu vou prender o cachorro. Porque ele é todo mal-educado e fica em cima das visitas.

EU
Certo.

Fiquei sozinha, pela terceira vez, com a Senhora.

SENHORA
(suspirando)
Ah! Como eu sinto falta do meu trabalho.

EU
Imagino!

SENHORA
Eu trabalhava na MESBLA. Conhece?!

EU 
(tentando ser doce)
Não

SENHORA
É...não é do seu tempo.Era uma loja que vendia de tudo. E eu tinha cargo de chefia lá. Quando eu chegava só via as pessoas correndo: " 'É'vem dona Senhora".

EU
(riso muito forçado)

SENHORA
É..eu era muito rígida.

Quando a mulher voltou eu a acompanhei quase que a empurrando pelas escadas, tentando me afastar o mais rápido possível daquela senhora que me obrigava a forçar o riso. Quando chegamos no andar de cima, vi que ela tinha vindo atrás, para superviosionar essa entrevista também. Olhava fixamente para a Mulher que entrevistava, com medo de que a Senhora achasse que eu queria ouvir alguma história dela se a olhasse. Tudo correu bem, sem nenhuma interferência.

EU
Pronto senhora. Encerramos. 
(Passando o PDA)
Só preciso que a senhora assine aqui.

MULHER
(Enquanto assina)
Quer um bolinho e um café?

EU
(docemente)
Não.

MULHER
(Me entregando o PDA e já saindo)
Ahh! Que nada...Vou pegar sim. Pra dar energia pra trabalhar.

EU
(rindo)
Tá bom.

Quando olhei pro lado, percebi que tinha ficado novamente sozinha com a Senhora.

SENHORA
Você trabalha desde quando com isso?

EU
(Aliviada)
Comecei ontem.

SENHORA
(suspirando)
Ah! Como eu sinto falta do meu trabalho.

EU
Imagino!

SENHORA
Eu trabalhava na MESBLA. Conhece?!

EU 
(apática)
Não

SENHORA
É...não é do seu tempo.Era uma loja que vendia de tudo. E eu tinha cargo de chefia lá. Quando eu chegava só via as pessoas correndo: " 'É'vem dona Senhora".

EU
(pequena contração muscular na face, semelhante a uma tentativa de sorriso)

SENHORA
É..eu era muito rígida.

4 comentários:

Jans disse...

EURI DEMAAAAAAAAAAAAAAIS... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk muito bom, so podia ser com vc, lais!!!

Andressa Pacheco disse...

Laís,

Adorei seu blog! O "causo" da senhora da mesbla foi super engraçado. Depois passo aqui com calma para ler mais. Está convidada para conhecer o meu. :)

beijoss

Luly Silva disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk,,tow miuri d tanto ri!!! heuheuhe
Muito massa!!

Jacyan disse...

gostei!